PUBLICIDADE - 2018

O RIO JEQUITINHONHA ESTÁ CADA DIA MAIS SECANDO

O Vale do Jequitinhonha vive o seu pior momento das ultimas décadas. Devido a estiagem prolongada, cidades e povoados tem ficado sem nenhuma gota d’água nas torneiras. E para piorar, ainda não há previsão de chuva suficiente para abastecer as cidades e encher novamente córregos e rios.
No Vale do Jequitinhonha já registramos mais de 15 cidades que de alguma forma a população ficou mais de três dias sem abastecimento.
Em Rubim, o córrego que abastece a cidade chegou a seu nível mais baixo em toda a sua história. A população está a mais de cinco dias sem água, nos bairros mais altos da cidade chega-se a ficar mais de oito dias sem abastecimento.

Em Mata Verde, agricultores preocupados com a seca que atingia as lavouras, interromperam o fluxo do rio com a construção de uma barragem. Com esta situação a cidade ficou complemente sem água. Revoltados, populares fizeram uma manifestação no Centro de Tratamento de Água da COPASA.  Uma negociação foi feita para amenizar a situação, mais ainda é motivo de alerta, pois a seca persiste em continuar.
No distrito de Pedra Grande, município de Almenara, a situação é semelhante às demais - a falta d’água também atinge moradores da região. Já são mais de oito dias sem água, a única fonte que a distrito tem é um caminhão pipa que esta abastecendo o distrito. Em uma ultima tentativa, alguns arriscaram a cavar buracos no leito do rio seco a fim de encontrar um pouco d’água.
Sem água há quase um mês, moradores de Encruzilhada, na Bahia, foram às ruas em protesto nesta terça-feira (20). Com carro de som e cartazes, os manifestantes cobraram uma solução por parte do Governo Municipal e também da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). 
Atribuímos a esta situação duas coisas: primeiro o desmatamento descontrolado que presenciamos constantemente, principalmente à beira rio. Segundo, a falta de planejamento e fiscalização por parte dos órgãos responsáveis. Esperamos que com esta crise possamos tomar consciência e adotar uma atitude sustentável tanto em nosso Vale como em todo lugar.
FONTE: DIÁRIO JEQUI 

0 comentários for �O RIO JEQUITINHONHA ESTÁ CADA DIA MAIS SECANDO �

Comentário

PUBLICIDADE

TV NOTICIAS NEWS EXCLUSIVIDADE

FACEBOOK

Destaque