Responsive Ad Slot

Cidades

CIDADES

Alerta de tempestades no Jequitinhonha

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

/ Por: NOVA RADIO CIDADE FM

"Não tínhamos chuva semelhante a essa desde 2011, mas ela é normal nessa época do ano", disse o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo.

A chuva não deve dar trégua aos mineiros, ao menos até a próxima semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu alerta para perigo de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em vários pontos do estado, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O sábado foi de chuva fina e contínua na capital. "Não tínhamos chuva semelhante a essa desde 2011, mas ela é normal nessa época do ano", disse o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo.
O especialista adianta que a frente fria persistirá até meados da próxima semana. Na Grande BH, a intensidade da chuva entre domingo e segunda-feira será moderada, enquanto em cidades do Sul de Minas, Campos das Vertentes e Zona Mata deve chover forte, o que aumenta o risco de deslizamentos e alagamentos. 

"A frente fria fica estacionada e ocorre o transporte da umidade da Amazônia no sentido do Oceano Atlântico, passando por cima de Minas Gerais e alimentando a chuva. Isso tem relação com o fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul”, explica. 

Segundo o especialista, a chuva contínua, como infiltra no solo, pode ajudar a recuperar as nascentes e também garantir o abastecimento dos reservatórios, para que não falte água durante o período de seca.

O alerta do Inmet vale para municípios da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste, Oeste, Norte, Noroeste, Central, Grande BH, Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes. Há risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios até as 10h de segunda-feira.
FONTE: DIARIO DO JEQUI
Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.