Pacientes denunciam condições precárias do hospital de Cabrália


A queda de uma janela sobre um paciente, no Hospital Municipal de Santa Cruz Cabrália, está sendo apontada por familiares como a possível causa de sua morte. O paciente Domingos Domiciano dos Santos, de 85 anos, estava internado em um leito do hospital, quando uma das janelas do quarto caiu sobre a sua cama. “Meu pai estava dormindo, quando ouvi um estalo e de repente a janela começou a cair. Tentei colocar a mão para que não batesse nele, mas não deu tempo. A janela bateu na cabeceira da cama e depois caiu sobre o peito dele”, contou Maria José Brás dos Santos, filha do seu Domingos.
Ela relata que no momento se assustou e retirou a janela de cima de seu pai antes de pedir ajuda. “Ele acordou assustado, só ficava repetindo que tinha sido um susto”, relatou Maria José. Segundo a filha de seu Domingos, a equipe médica de plantão examinou seu pai e afirmou que ele estava bem, mas que no da seguinte a queda da janela ele teria começado a reclamar de dor no peito e acabou vindo a óbito em 28 de fevereiro. “Ele estava no hospital para tomar soro, por estar debilitado. Estava consciente”, ressaltou Maria José. De acordo com o atestado de óbito, seu Domingos faleceu em consequência de um ataque cardíaco.


Ainda de acordo Maria José Brás, no mesmo dia outra paciente do hospital por pouco não foi atingida por uma pia de banheiro que se soltou e caiu no chão próximo a seu pé. “Essa paciente estava internada tratando de uma ferida no pé. Ela é diabética e estava internada para tratar esse ferimento. Por pouco a piá não atinge seu pé”, contou Maria José.

A paciente em questão preferiu não se identificar, mas confirmou a história contada por Maria José. “Eu estava na cadeira de rodas e fui me apoiar para chegar ao chuveiro. Só toquei na pia e ela caiu. Graças a deus não atingiu meu pé”, disse ela.

De acordo com a família de seu Domingos, as condições do hospital estão bastante precárias. “Só estamos denunciando para que não venha a acontecer com outros pacientes”, disse Anderson Silva de Jesus, esposo da neta de seu Domingos.

OUTRO LADO


O diretor técnico do hospital, o médico Bruno Américo Pessoa, confirmou a queda da janela. De acordo com o médico, que estava de plantão no dia do acidente e socorreu ao seu Domingos, a queda da janela foi um acidente e não foi a causa da morte do paciente. “Seu Domingos tinha 84 anos, com vários problemas de saúde. No dia do acidente, fui examina-lo, a filha me disse que a janela tinha batido no ombro dele. Ele estava bem, lúcido, sem hematomas, corte ou inchaços. Ele foi examinado por toda a equipe”, relatou o médico, informando ainda que o vidro da janela não quebrou no momento da queda.

O médico também confirmou a queda da piá do banheiro, mas afirmou que foi um acidente motivado pela própria paciente. “A pia estava presa, ela se apoiou e acabou causando a queda. Ela devia ter pedido ajuda para chegar para levantar”, afirmou doutor Bruno.

O hospital está passando por reformas desde novembro de 2015, informou o médico. “A janela que caiu havia sido vistoriada e pintada pela equipe da prefeitura. Todo o hospital esta passando por reformas. Estamos pintando as macas que estão enferrujadas. Tudo está sendo recuperado”, contou o médico.

Segundo o diretor técnico do hospital, a família do seu Domingos não o procurou para relatar tal denúncia. “Não fomos procurados por eles. Estamos sabendo agora pela imprensa”, concluiu o médico.



FONTE: RADAR64

0 comentários for �Pacientes denunciam condições precárias do hospital de Cabrália�

Comentário

FACEBOOK

Destaque