Excesso de higiene íntima pode colocar a saúde das mulheres em risco, diz estudo

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, as mulheres que realizam higiene em excesso são duas vezes mais propensas a desenvolveram câncer de ovário. Estudos anteriores já associaram a lavagem vaginal, convencional ou com o auxílio de duchas, com infecções fúngicas, doenças inflamatórias pélvicas, gravidez ectópica, redução da fertilidade, HIV e outras doenças transmissíveis.

O estudo mais recente, publicado na revista Epidemiology, foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos Ambientais e Ciências da Saúde, e foi o primeiro a associar o câncer dos ovários com um procedimento praticado por milhões de mulheres em todo o mundo.

“Enquanto a maioria dos ginecologistas recomenda fortemente que as mulheres não utilizem duchas, muitas mulheres ainda utilizam porque acreditam na falsa ideia de que o hábito traga benefícios para a saúde, como o aumento da higiene”, disse a professora de epidemiologia, Joelle Brown, da Universidade da Califórnia, que não estava envolvida no estudo citado.

O câncer de ovário é conhecido por ser um assassino silencioso, muitas vezes as mulheres não identificam quaisquer sintomas até que a doença esteja num estágio avançado. Estima-se que, somente nos EUA, cerca de 20 mil mulheres sejam diagnosticadas com esse tipo de câncer todos os anos – e 14.500 delas acabam perdendo suas vidas na luta contra a doença, segundo dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

FONTE: TABOCAS NOTICIAS

0 comentários for �Excesso de higiene íntima pode colocar a saúde das mulheres em risco, diz estudo�

Comentário

TV NOTICIAS NEWS EXCLUSIVIDADE

FACEBOOK

Destaque