ITAPEBI: CÂMARA TAMBÉM AFASTA PREFEITO POR MAIS 90 DIAS A PEDIDO DE CPP

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

/ Por: REDAÇÃO
O ex-prefeito de Itapebi, Francisco Antonio de Brito Filho (PSC), que está afastado pela Justiça Estadual da Bahia por cento e vinte dias, sofreu mais uma punição. Desta vez por parte do Legislativo do município. A Câmara Municipal por 7 votos a 0 decidiu, na tarde desta terça-feira (02), prorrogar o afastamento do ex-prefeito por mais noventa dias. O prazo começa a contar a partir de sua notificação.



Francisco Brito já está afastado do cargo pela Justiça, pois segundo denúncia do Ministério Público (MP-BA), o gestor "tentou atrapalhar" a investigação de uma ação civil pública, que aponta atos de improbidade administrativa cometidos por ele. A Justiça atendeu pedido de liminar do MP e a determinação ocorreu em 27 de Abril de 2016.

Segundo o promotor de Justiça, Bruno Gontijo Teixeira, Francisco Antonio de Brito Filho ficaria afastado enquanto durasse a fase de coleta de provas. Conforme a decisão liminar, concedida pelo juiz Roberto Costa de Freitas Júnior, de acordo com a determinação há "evidências concretas de que a permanência do requerido no cargo de prefeito comprometeria a coleta de provas" no processo movido contra o gestor municipal. A Prefeitura de Itapebi está sendo administrada interinamente pelo vice Adelgundes Ferreira dos Santos ‘Gunga’ (PRB). "A Lei Orgânica de Itapebi prevê que o prefeito pode ser afastado durante o período em que os vereadores apuram uma denúncia contra ele”


Desta vez o afastamento é sobre uma CPP em curso.  O pedido, de autoria do cidadão Erisvaldo Honorato de Medina (Dai Cabelereiro), denuncia a prática de crime de responsabilidade por parte do prefeito Francisco Brito. Objeto de investigação contra o prefeito está sendo por irregularidades na administração referente desvio de verba pública federal, (FNDE), no valor de R$ 234.185,58, para aquisição de ônibus escolar.

 A sessão que decidiu prorrogar o afastamento do prefeito foi presidida pelo presidente da mesa diretora Leonardo Ribeiro dos Santos ‘Leo de Noeme’ (PSB) e pelos membros da CPP vereadores Paulo Roberto Rosa Pereira (PP), Paulo Henrique de Almeida (PP) e Plinio Correia (PRB).

Votaram a favor do afastamento: Aguinaldo Gomes Carvalho (PRB), Anthero Botelho (PP), Leonardo Ribeiro dos Santos ‘Leo de Noeme’ (PSB), Neumar Queiroz (PSB), Paulo Henrique de Almeida ‘Paulo mão de quiabo’ (PP) Paulo Roberto Rosa Pereira ‘Paulinho de Fifia’ (PP) e Plinio Guerrieri (PRB). Ausentes nesta sessão estavam os vereadores Débora Taina Santos Lago (DEM) e Zelito Gomes (PRP).
 O prazo começa a contar a partir de sua notificação.


Presente na câmara municipal neste dia histórico para o município de Itapebi, o autor da denúncia que afasta por noventa dias o prefeito Francisco Brito, Erisvaldo Honorato de Medina (Dai Cabelereiro), que falou a reportagem do ItapebiAcontece.

“Arnaldo me sinto muito feliz e honrado por ter iniciado a desatirculação desta quadrilha de Itapebi, não sou filho de Itapebi, mas moro aqui por mais de 22 anos e nunca tinha visto esta cidade passar por um momento tão difícil como este que passou”. “Por isso me sinto muito honrado por esse povo de Itapebi”. “Não sou político, não sou nada, mas fico muito feliz por ter dado essa alegria pra eles”. Disse Dai cabeleireiro.

Nossa reportagem também conversou com o Presidente da câmara, Leonardo Ribeiro dos Santos ‘Leo de Noeme’, Que disse; “Estamos alegre pelo momento oportuno em que fomos eleitos para fazer, para servir e respeitar o povo, esse trabalho é um trabalho de todos nós, é um trabalho que não partiu de mim, partiu de uma denúncia e, que eu quero parabenizar aos três vereadores Paulo Roberto, Paulo mão de Quiabo e Plinio Correia membros da CPP que fizeram tudo para que esse trabalho chegasse até nós, estou me sentindo feliz por também estar entrando novamente na história deste município. Foram sete votos que realente mudaram a história desta cidade. A nossa cidade cansou de sofrer, cansou de politico ladrão, estamos apenas respeitando a decisão do povo. Fico feliz por ser o presidente mais jovem da Bahia e que presidiu a sessão da câmara que afastou o prefeito desta cidade e tenho certeza que a comissão vai finalizar os trabalhos e vamos ter a cassação definitiva do prefeito Francisco”. Concluiu.

FONTE: ITAPEBIACONTECE


Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.