ITAPEBI: IV CONFERENCIA SAÚDE FOI REALIZADO NESTA TERÇA - FEIRA ( 29 ) NO ESPAÇO DA LOJA MAÇÔNICA


A IV Conferência Municipal de Saúde de Itapebi foi realizada nesta terça-feira (29) e enfatizou o tema “Saúde de Excelência: Cuidando da nossa gente”.
O evento contou com 175 inscritos, entre eles 40 delegados respeitando a ordem paritária de usuários, trabalhadores de saúde e gestores.


Os trabalhos da conferência foram iniciados às 08 horas, sendo que a abertura foi realizada pelo prefeito Juarez Oliveira e o Secretário Municipal de Saúde Davi Andrade.


A Conferência enfatizou o tema: “Saúde Integral com Inclusão Social” do qual se tornou um gerador de muitas discussões e com louvor muito louvor, por meio deste, foram criadas várias propostas que visam melhorar ainda mais o atendimento de saúde no município.
Compareceu para prestigiar os trabalhos, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Paulo mão de quiabo bem como os demais vereadores, Léo de Noeme, Cleide Moreira, Fi do bairro novo, Paulinho de Fífia e Vando.


O vereador Paulo (presidente da câmara) também fez uso da palavra no momento da abertura parabenizando a escolha do tema e salientou sobre a importância da comunidade estar mais inserida em trabalhos como este, pois, dessa maneira poderão, além de saber mais sobre o que acontece em cada área da administração e ao mesmo tempo poderão contribuir para a melhoria e
desenvolvimento da comunidade em que está inserida. Parabenizou também o trabalho desenvolvido pelo secretário Davi destacando a dificuldade que é de exercer bons trabalhos com tão poucos recursos, explicando que além de estarmos passando por um momento de país falido, o governo do estado não se envolve tanto nas dificuldades dos municípios e sempre disponibiliza poucos recursos. Paulo finalizou sua participação parabenizando também o prefeito Peba que tem se empenhado para melhorar as condições da saúde em Itapebi.


A primeira dama e também secretária de Assistência Social Jairene Botelho na sua oportunidade disse que estava muito feliz e satisfeita com a participação da comunidade nessa Conferência, também parabenizou os idealizadores do tema e toda equipe da saúde que têm se empenhado para fazer um trabalho brilhante. Jairene disse ainda que não basta apenas ofertar uma saúde de qualidade na sede do município, é preciso que toda comunidade esteja sendo bem atendida, seja nos distritos e até mesmo nos assentamentos.  


Somos cientes que é uma obrigação administrativa ofertar saúde de qualidade, assim, a mesma frisou que esta precisa atender a todos e em todos os seguimentos sem esquecer-se da importância da ACESSIBILIDADE que também é um fator de extrema importância. Finalizou dizendo que todos precisam estar juntos para conquistar uma saúde de qualidade.


Logo em seguida o prefeito Juarez Oliveira (Peba) trouxe suas considerações: “Hoje é um dia muito importante pra saúde de Itapebi. Espero que vocês fiquem até o final da conferência, pois, hoje vocês irão decidir o que querem de melhor para a saúde de itapebi. Tenham certeza que o poder público está se empenhando para realizar um bom trabalho para ajudar cada um de vocês e trazendo melhores condições de saúde. Vou estar aqui até o final desse evento que é muito importante para todos nós”.


Na oportunidade o secretario de saúde Davi Andrade se comprometeu com plenário presente a não medir esforços para continuar oferecendo uma saúde de qualidade para quem mais precisa e falou do desejo de ter o atendimento cada vez mais humanizado por parte dos trabalhadores de saúde.


Para finalizar, entenda a importância da realização da Conferência e mais importante ainda é a participação da comunidade.
Segundo a Lei 8142 de 28 de dezembro de 1990 em seu Art. 1º podemos ler: “O Sistema Único de Saúde – SUS de que trata a Lei nº. 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:
I – a Conferência de Saúde.
II – o Conselho de Saúde.
§ 1º – A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada 4 anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Saúde.”
As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. 


No âmbito municipal a Conferência deve ser realizada no primeiro ano da administração eleita e recém empossada. Visa a construção de políticas públicas que deverão compor o plano municipal de saúde e o plano plurianual PPA.
Os municípios são obrigados a realizar as conferências sob pena de perder os recurso do SUS repassados pelo Governo Federal via Ministério da Saúde!
 Sua presença e de fundamental importância para um SUS mais justo e igualitário para todos!

REDAÇÃO: ITAPEBINOTICIAS.COM

0 comentários for �ITAPEBI: IV CONFERENCIA SAÚDE FOI REALIZADO NESTA TERÇA - FEIRA ( 29 ) NO ESPAÇO DA LOJA MAÇÔNICA �

Comentário

TV NOTICIAS NEWS EXCLUSIVIDADE

FACEBOOK

Destaque