Itapebi: Secretaria de Saúde realizará IV Conferência Municipal de Saúde na p´roxima terça-feira 29/08


A prefeitura de Itapebi, através da Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população itapebiense para participar da IV Conferência Municipal de Saúde que acontecerá na róxima terça-feira 29/08 na Loja Maçonica a partir das 08:00. Com o tema "Saúde Integral com Inclusão Social, a conferência irá debater e ouvir usuários do SUS e comunidade em geral para maximizar melhorias e agilizar os atendimento do sistema se saúde.

Esclarecimentos

1 – Qual a importância da Conferência Municipal de Saúde?
A conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais, seu resultado expressará as necessidades de saúde daquela população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais.

2 – Preciso realizar a Conferência Municipal de Saúde?

A Conferência Municipal deve ser realizada sempre no primeiro ano de gestão do governo. Porém, os municípios que realizaram a etapa municipal da Conferência Nacional em 2015, que é convocada pelo presidente da República sempre no terceiro ano de governo, e colocaram em seus relatórios que as diretrizes, que são de quatro em quatro anos, serviriam de base para a construção do plano municipal, não precisam fazer a Conferência Municipal novamente.

3 – O que é o PMS?

O Plano Municipal de Saúde (PMS) é um instrumento de planejamento. Trata-se de uma importante ferramenta de gestão, e sua elaboração deve ser orientada pelas necessidades de saúde da população. Nele deve constar a análise de situação de saúde do município, as ações para alcançar objetivos, diretrizes e metas, bem como os respectivos indicadores e a descrição do processo de monitoramento e avaliação.

4 – O que são as Conferências Temáticas da Saúde da Mulher e da Vigilância?

São convocadas pelo Conselho Nacional de Saúde e debaterão temas específicos. Em 2017, a saúde da Mulher e a Vigilância em saúde foram os temas escolhidos.

5 – Como realizar as Conferências Temáticas?

Os municípios devem realizar etapas municipais até a data prevista (até 21 de maio para a Saúde da Mulher; de 22 de junho a 31 de agosto para a Vigilância). Nas conferências serão eleitos os delegados que irão representar os municípios na etapa estadual das conferências temáticas e, depois, da etapa nacional, que será realizada em Brasília (1º a 4 de agosto para a Saúde da Mulher e 21 a 24 de novembro para a Vigilância).

6 – Quais as datas para a realização da Conferência da Mulher?

A etapa municipal está aberta desde o dia 1º de janeiro e as conferências deverão ser realizadas até o dia 21 de maio. A fase estadual será dos dias 9 a 11 de junho, em Porto Alegre. Já a conferência nacional, será realizada dos dias 1º a 4 de agosto, em Brasília.

7 – Quais as datas para a realização da Conferência da Vigilância?

A Conferência de Vigilância ainda não tem seu cronograma municipal e estadual definido. Mas a fase para a realização dessas etapas é de 22 de junho a 31 de agosto e 1º de setembro a 21 de outubro, respectivamente. Na próxima quinta-feira (23), a partir das 13h30, no auditório do CES/RS, em Porto Alegre, haverá a 1º Plenária para a definição da comissão e do regimento.

Fonte: imprensananet

0 comentários for �Itapebi: Secretaria de Saúde realizará IV Conferência Municipal de Saúde na p´roxima terça-feira 29/08�

Comentário

TV NOTICIAS NEWS EXCLUSIVIDADE

FACEBOOK

Destaque