Cidades

CIDADES

Itapebi: Escola Eulina Suzart comemora dia do Índio com índios tupinambás e pataxós

sexta-feira, 20 de abril de 2018

/ Por: ITAPEBINOTICIAS.COM / WHAT (73)9 8203-7072
O Dia do Índio é comemorado, anualmente, em 19 de abril. O grupo escolar Eulina Suzart não deixou a data passar despercebida e trabalhou, junto com as crianças da Educação Infantil, - maternal até o 5º Ano, os saberes e universo por traz dessa população tão importante para o nosso país.


Fotos: Arnaldo Alves
Os pequenos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre alimentos típicos da cultura indígena, como a batata doce e o aipim, peixes, cantigas indígenas com os próprios índios Tupinambás/Pataxós que vieram das aldeias no município de Itapebi na margem oposta do velho e maltratado Rio Jequitinhonha, além de hábitos de vida e de transporte, como o uso de canoas.



Estiveram presentes o índio Tupinambá, Kauê (Guerreiro), sua esposa índia Pataxó Irapina (Gavião de Rapina) e os três filhos, todos da aldeia encanto da Patioba.

O evento proporcionado pelos alunos, o diretor Flávio Lopes Teixeira, a coordenadora Ana Rita Teles e a professora Kátia Silene Porto, aconteceu na Praça do Avaí ao lado da canoa Suíça (uma das maiores canoas que navegara pelo leito do rio Jequitinhonha) transportando, subindo de Belmonte, mantimentos industrializados e retornando carregada com até 120 sacas de cacau com 60 quilos cada uma.


“Aproveitamos a data para resgatar e valorizar nossas origens”, disse a professora Kátia Silene do Grupo Escolar Eulina Suzart. “O objetivo de trabalharmos essa data foi o de fazer com que as crianças pudessem conhecer a beleza e a diversidade da cultura indígena e sua influência em nós”, explicou ela.

Para materializar o conhecimento, os pequenos também se vestiram a caráter e montaram uma pequena exposição com uma oca, comidas e acessórios usados pelos índios tupinambás próximo ao monumento original da canoa suíça.

Num evento cultural tão importante para esses alunos em início de formação escolar, não foi registrado a presença do secretário da educação e nem o de cultura do município. Procurado, o secretário de cultura disse não ter sido avisado por isso não compareceu. Já o secretário de Educação informou que isso é um trabalho normal das escolas do município em datas comemorativas. " Não estive no local devido estar em reunião resolvendo outros assuntos". disse.

Fonte: Itapebiacontece

Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.