WHATSAPP: (71)9 9607-8090 OU (33)9 99952-2554

E-MAIL: ITAPEBINOTICIAS2016@GMAIL.COM


Cidades

CIDADES

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Eunápolis é um dos mais atuantes do Brasil

terça-feira, 19 de junho de 2018

/ Por: ITAPEBINOTICIAS.COM / WHAT (73)9 8203-7072

Por: Bento Quinto.

Fundado no dia 05 de junho de 1988 pelo ambientalista Aristeu Carvalho Lisboa, Siderino Ribeiro Queiroz, Otacílio José da Costa e Manoel Rodrigues, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do Município de Eunápolis é reconhecido no Brasil como um dos mais atuantes do País por entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), por exemplo. A data de fundação da entidade coincide com o Dia Mundial do Meio-Ambiente. Tudo a ver.

No setor de assalariados este sindicato se destaca como o primeiro no Brasil a conseguir pagamento de horas itíneres para trabalhadores conquista esta obtida já ha alguns anos. Também, sempre obtém em árduas negociações os melhores acordos favoráveis à categoria. Cláusulas econômicas e sociais geram, a vezes, impasses que travam negociações e que são resolvidas com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da sua representação em Eunápolis.


Nestes 30 anos de história o STTR, importante instrumento de lutas sociais do Município de Eunápolis, tem marcado muitos gols no segmento de política agrária mobilizando trabalhadores rurais sem terras. O fruto desse intenso e contínuo trabalho são os assentamentos e entre eles estão o Projeto Maravilha com 200 famílias, Projeto Santa Maria com 62, Projeto Produzir com 28 outras e Roça do Povo  garantindo produção de variedade de alimentos comercializados nas feiras livres da Cidade, nas vendas avulsas de porta-em-porta e nas entregas em domicílios como verdurões e supermercados. Muitos outros assentamentos existem em consequência da existência desse Sindicato que dignifica Eunápolis por fixar o homem no campo e o ItapebiNotícias estará fazendo reportagens outras com esse foco.


Os acampamentos que já são pré-assentamentos são vários e entre eles lembramos o Aristeu Carvalho Lisboa e o popularmente chamado de Baixa Verdade, e sobre esses nosso site também fará um trabalho à parte. É gente que trabalha com afinco produzindo muito e abrindo os olhos da sociedade para o fato de que sem o 3º setor governos jamais dariam uma resposta devida à questão da plena organização social. O que se procura aqui é reconhecer o papel social, político e a força deste STTR.


O atual presidente deste Sindicato é Ailton Queiroz Lisboa ou simplesmente Tico Lisboa, como é bem conhecido em todo o extremo-sul da Bahia. Ele é filho do senhor Aristeu Carvalho Lisboa, fundador da entidade e falecido em 1988.


Os atendimentos diários são das 07h00s às 12h00s e das 14h00s às 16h00s de segunda a sexta-feira, com uma rotina intensa já que são muitas as demandas incluindo cálculos trabalhistas, liberação de meios para obtenção de financiamento agrícola, encaminhamentos de aposentadorias, pensões e benefícios como auxílio maternidade, etc.

A sede do STTR se localiza na Rua Pedro Calmon, 242, esquina com Avenida Norte/Sul, no centro de Eunápolis.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.