Itapebi entra na campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite

segunda-feira, 16 de julho de 2018

/ Por: REDAÇÃO

Por: ASCOM com modificações  de Marcos Almeida.
O Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias staduais e municipais de saúde realizará no período de 06 a 31 de Agosto, a campanha Nacional contra a Poliomielite e contra o Sarampo.

A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido .

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminada com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

Outra doença infecciosa exantemática aguda que tem sua importância é o Sarampo, extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano. Também é transmitido de pessoa a pessoa por meio de secreções respiratórias, no período de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema, até quatro dias após.

Diante desse contexto o  objetivo dos governos federal e estadual  é manter a elevada cobertura vacinal contra a Poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da Poliomielite, bem como vacinar menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o Estado/Município de eliminação dessas doenças no País.

A população alvo desta ação é composta de crianças de 1 ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra Poliomielite e Sarampo. Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos postos  de saúde com suas crianças, levando a caderneta de vacina para avaliação e registro.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Murilo,  diz que apesar dessas vacinas ser aplicadas rotineiramente dentro das unidades de saúde, iremos realizar no dia 18 de agosto o dia de mobilização nacional contra essas doenças. Procure a unidade mais próxima da sua casa. A vacina é a melhor maneira de se proteger contra estas doenças! Vacine-se!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.