Cidades

CIDADES

Guarda Mirim segue de vento em popa em Itapebi

sábado, 20 de outubro de 2018

/ Por: ITAPEBINOTICIAS.COM / WHAT (73)9 8203-7072
Por: Marcos Almeida.
Entre as diversas iniciativas que tornam Itapebi um Município de sociedade grandiosa está a Guarda Mirim.

Contando com o apoio da Polícia Militar da Bahia e tendo os cuidados do soldado PM Romildo Silva, a iniciativa cresce a olhos vistos e já conta hoje com 60 garotos e 20 garotas com idades que variam dos  07 a 17 anos. Apenas um dos guardas mirim tem 18 anos e é um rapaz portador de necessidades.
O curso da Guarda Mirim em Itapebi tem certificado e contém princípios morais como disciplina, treinamentos intensos, respeito aos pais, aos professores e idosos, bem como às autoridades e às instituições. Proibe-se o bullying e explica-se que essa prática vergonhosa é sintoma de marginalização do ser humano.
O soldado PM Romildo Jesus da Silva esteve no Distrito da Ventania preparando o terreno para lá acolher na Guarda Mirim grande número de jovens de ambos os sexos, que terão a oportunidade de ingressar nessa escola tão importante de formação moral e cívica.
Dez jovens de Itapebí e de Itagimirim, sendo 8 rapazes e duas moças, acabam de ser convidados para fazer o primeiro Curso com certificado Pré Militar. É, também, o crescimento das oportunidades para uma juventude que sonha e quer um lindo horizonte. A Polícia Militar está ajudando.

Objetivos  específicos

Complementar a educação  familiar e a escolar
Promover a orientação  vocacional dos adolescentes
Promover a educação para o trabalho de acordo com a legislação
Participar da vida comunitária, através dos trabalhos e campanhas beneficentes, que despertem os sentimentos de  solidariedades  a amor ao próximo.
Proporcionar conhecimentos técnicos e profissionalizantes através de cursos de capacitação e/ou profissionalização para inserção no mercado de trabalho
Finalidade      

Desenvolver plenamente os adolescentes em todos os seus aspectos prepará-los para  o exercício cidadania e qualifica-los  para o trabalho.

Missão

Oferecer a crianças e adolescentes orientações e formação cidadã ressecaria para o desenvolvimento habilidades e atitudes, bem como capacitação para que ingressem no mercado de trabalho com uma formação sólida e tenham melhores perspectiva de futuro.

Visão

Se uma instituição reconhecida pela geração de oportunidades de aprendizado e de crescimento social com consequente impacto positivo no futuro dos adolescentes.
Valores

Ética,  honestidade, inclusão e diversidade social, parceria, cidadania, respeito, responsabilidade e transparência.

As ações desenvolvidas na Guarda Mirim  estão baseadas nos seguintes princípios.

A Guarda Mirim é um projeto social baseado no voluntariado – todos são voluntários no projeto; não há no projeto qualquer fim lucrativo; Entre os principais propósitos destacamos sua importância na formação moral, profissional e ética de seus integrantes.

O projeto não se filia a nenhuma corrente religiosa ideológica ou politica e não está organizado em nenhuma estrutura rígida de comando. A iniciativa de instalação do projeto é feito por voluntários. Contudo

Devido à falta de unidade, o projeto apresenta muitas variações e diferencias nas cidades em que se  desenvolve, contudo, tem sido tomadas medidas no sentido de homogeneizar o projeto e fortalecê-lo.

Objetivos Geral      

Promover a inclusão social de criança e adolescente, através de ações que previnam e diminuam a violência, que os afaste da prostituição, das drogas e da criminalidade, bem como promova a formação e qualificação dos adolescentes para assumir uma vaga no mercado do trabalho através da lei  do menor aprendiz e do primeiro emprego.  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.