Cidades

CIDADES

Melhorias e limpeza na captação garantem abastecimento de água em Itapebi

sexta-feira, 15 de março de 2019

/ Por: ITAPEBINOTICIAS.COM / WHAT (73)9 8203-7072

Informaçoes: ItapebiAcontece


Em toda região muitas cidades já enfrentam problemas de abastecimento e falta de água causada pelo longo período de estiagem.

Em Itapebi para prevenir uma possível falta d’água com a redução da vasão dos córregos da prata (cacau) e do cariri, a prefeitura municipal de Itapebi cedeu na manhã desta sexta-feira (15), uma das maquinas do município para executar a limpeza da barragem de captação de água na área da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (EMBASA).


O prefeito Juarez da Silva Oliveira “PEBA” (PP), esteve no local orientando os funcionários no trabalho de limpeza e retirada de material que interferiam no maior armazenamento de água para captação das bombas para o abastecimento através de tubulação para a cidade que fica em torno de quatro quilômetros de distância.

O serviço de desassoreamento na pequena barragem de captação, por exemplo, deverá dobrar a capacidade de armazenamento de água e manter o reservatório da ETA com volume suficiente para atender a demanda de todo o município.  Recentemente a captação de agua de Itagimirim tornou-se insuficiente e a agua do reservatório Itapebiense foi cedida através de caminhões pipa para o vizinho município. De acordo com a gerência local da Embasa o problema da captação de água de Itagimirim já foi solucionado.

Para que o Município de Itapebi consiga manter o abastecimento normal, é fundamental que a população também faça sua parte. Veja como algumas medidas simples podem ajudar a economizar água e ainda reduzir o valor de sua conta no final do mês.

COMO ECONOMIZAR ÁGUA?

Feche o registro do chuveiro para se ensaboar. Isso pode gerar uma economia de 70%.

Escove os dentes sem deixar a torneira aberta. Fechando-a você usa cerca de apenas 1 litro de água e, do contrário, aproximadamente 12 litros de água podem estar indo pelo ralo.

Raspe bem os pratos antes de lavar a louça. Isso facilita a limpeza e exige menos água. Ensaboar o máximo de louças possível antes de abrir a torneira pode garantir que você poupe até 90 litros de água em 15 minutos.
Verifique sempre se há vazamentos na tubulação de sua residência.

Opte por limpar calçada ou quintal com vassouras e panos. Caso realmente necessite utilizar água, reutilize a dispensada pela máquina de lavar roupas e de coleta da chuva. Instale torneiras e registro com menor fluxo de água e melhor sistema de distribuição. Nos prédios, por exemplo, a pressão da caixa d'água pela altura pode fazer com que os fluxos tenham mais força e gastem mais.

FIQUE DE OLHO!

Você, cidadão, deve ficar atento e comunicar imediatamente a EMBASA em Itapebi caso verifique qualquer tipo de vazamento na tubulação do Município. Para informar ligue para o telefone (73) 3286-2223.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.