Cidades

CIDADES

NASF promove ação sobre Maio Roxo aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

quinta-feira, 16 de maio de 2019

/ Por: ITAPEBINOTICIAS.COM / WHAT (73)9 8203-7072
A Prefeitura Municipal de Itapebi, através do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), realizou na manhã desta quinta-feira (16), na Secretaria Municipal de Saúde, uma ação em referência ao Maio Roxo.

Maio Roxo é o mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, como Doença de Crohn e Colite Ulcerativa.

Doença de Crohn


A doença de Crohn pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo (da boca ao ânus), sendo mais comum no final do intestino delgado e do grosso. Entre os sintomas principais estão diarreia, sangue nas fezes, anemia, dor no abdome, perda de peso e febre. Mais raramente há estomatites (inflamações na boca). Também pode atingir pele, articulações, olhos, fígado e vasos. A doença mescla crises agudas recorrentes, leves a graves, e períodos de ausência de sintomas.

Retocolite ulcerativa

A retocolite ulcerativa inespecífica caracteriza-se por inflamação da mucosa do intestino grosso, apresentando diarreia crônica com sangue e anemia. O reto quase sempre está afetado, sendo às vezes o único segmento. Não há lesões no intestino delgado, o que constitui característica da doença, muitas vezes sendo o fator primordial para diferenciá-la da doença de Crohn. A inflamação pode vir a se tornar muito grave, com hemorragias maciças e perfuração intestinal, necessitando de cirurgias de urgência.

Essa capacitação foi ministrada pela Educadora Física, Thamara Ribeiro, e pela Fisioterapeuta, Jennifer Nadier, ambas integrantes do NASF. Contou com a participação dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) de todas as Unidades do município. O objetivo foi fornecer informações que possam facilitar na identificação de possíveis casos dessas doenças em Itapebi. Dando aos ACS suporte necessário para tomada de decisões e orientações.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.