Cidades

CIDADES

Neo Energia envia representantes à Itapebi e se reúnem com prefeito e vereadores

sexta-feira, 10 de maio de 2019

/ Por: ITAPEBINOTICIAS.COM / WHAT (73)9 8203-7072
Por: Gil Rocha / Itapebinoticias.com


Na manhã da última quarta, 08, ocorreu na Câmara de Vereadores de Itapebi, reunião especial com as presenças de representantes do Legislativo da cidade mineira de Salto da Divisa, do prefeito de Itapebi Juarez Oliveira e de representantes da Neo Energia.

Na pauta, mais uma vez, as reclamações das duas cidades sobre o ‘descaso’ da empesa responsável pela Hidrelétrica Itapebi. A empresa, segundo os vereadores, não está cumprindo com as responsabilidades no âmbito social para com as cidades atingidas com a instalação da usina.

Depois das considerações do presidente Paulinho de Fifia, o representante de Salto da Divisa foi enfático ao culpar a hidrelétrica pelo retrocesso que a cidade mineira sofreu, especialmente na perda de ocupações importantes como extração de areia, de pedra e da comunidade pesqueira, que, além de servirem de sustento de várias famílias, essas atividades, também faziam parte da cultura da cidade.


O prefeito itapebiense, Juarez da Silva Oliveira, popularmente conhecido por Peba, destacou o descaso da empresa, citando alguns compromissos não cumpridos pela mesma em prol do município, na área social. Peba afirmou que o município cancelou o alvará de licença de funcionamento da Neo Energia, visando uma reação de seus representantes, na busca pela renovação da licença, o que possibilitaria um encontro direto com seus representantes.

Uma das reivindicações da Prefeitura à empresa, tratado entre o prefeito e representantes da mesma, foi a reforma de uma escola municipal, mas que a empresa, após passados seis meses do encontro, nem uma resposta foi dada ao gestor municipal. O prefeito de Itapebi foi mais além: “O descaso é demais, inclusive, a empresa pediu que elaborássemos um projeto para a construção e instalação de um centro cultural na cidade, a Prefeitura investiu recursos para a elaboração do tal projeto, que entregamos ao representante da empresa e até esse momento não obtemos uma resposta, nem positiva, nem negativa, até mesmo um pedido de fornecimento de energia para uma associação de pescadores que exploram o lago, nas proximidades da usina, foi negado pela Neo Energia”, desabafou o prefeito Peba, pedindo mais atenção aos municípios prejudicados.



Seguindo o mesmo ritmo, outros vereadores fizeram uso da palavra, corroborando as falas do prefeito, do representante de Salto da Divisa e do presidente do legislativo itapebiense.

Dois representantes da Neo Energia, André, gerente local e Ricardo, esse lotado no Rio de Janeiro, ouviram atentamente as reclamações e reivindicações de todos que usaram da palavra. O representante da Neo Energia, Ricardo fez uso da palavra ‘retomada’ para iniciar sua fala, afirmando que houve mudanças significativas no controle da empresa e que essas ‘mudanças’ darão um novo limiar nas relações entre empresa e municípios envolvidos no projeto da construção da usina no Rio Jequitinhonha. 

A falta de respostas por parte de representantes da Neo Energia às solicitações feitas pelos representantes dos municípios, foi criticada por Ricardo em sua fala, garantindo que a partir daquele novo encontro, a realidade será outra e que o diálogo será a base da relação entre empresa e municípios.  

Depois de defender que a empresa não tem condições de atender todas as demandas dos municípios e algumas palavras evasivas, o representante da Neo Energia disse que o ‘cobertor é curto’ e não esclareceu sobre as ações sociais, afirmando que a empresa dispõe de um instituto, que é o canal que atende a política de patrocínios e que as demandas dos municípios serão encaminhadas ao instituto, não deixando nenhuma garantia que serão atendidas.

Ricardo disse que transparência e clareza devem dar o tom da parceria, porém, Ricardo se mostrou preocupação com a renovação das licenças ambientais para o funcionamento da empresa. O que leva a crer que com certeza irá tentar essas licenças sem ter muito o que barganhar. Agora cabe aos representantes de Salto da Divisa e de Itapebi, vez que Itagimirim não enviou representante, ação apontada pelo prefeito Peba como ‘desinteresse’, serem firmes e não se deixarem, mais uma vez, serem ludibriados com falsas promessas.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.