Itapebi realizou ação para prevenção do câncer da próstata com exames específicos

domingo, 8 de setembro de 2019

/ Por: REDAÇÃO

Na última sexta-feira (06), foi dia de cuidar da saúde do homem.  Foi realizado em Itapebi a ação da Próstata promovido pela prefeitura municipal, através da Secretaria municipal de Saúde de Itapebi. A ação aconteceu na tarde da sexta-feira no Ambulatório Médico do Posto de saúde da família (PSF) Leonardo Sarquis, na Avenida Vicente Barreira no centro da Cidade Alta em Itapebi.


Foram feitos vários atendimentos.  Conforme informou o secretário de saúde Sergio Murilo, esse tipo de atendimento especializado deverá acontecer sempre no município.



De acordo com os urologistas o exame de próstata anual é fundamental para homens a partir de 50 anos, ou 45, caso haja histórico na família. É uma recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia. É necessário procurar um urologista para avaliar a próstata anualmente. Isso envolve o exame de toque retal e um exame de sangue chamado PSA. Mas, apenas o exame, não é suficiente. Cerca de 15% dos pacientes com câncer têm o PSA normal. Por isso é importante o exame de toque.



Os urologistas informam que o tumor maligno de próstata é um dos mais comuns entre os homens e que a chance de cura, quando há diagnóstico precoce, é acima de 95%.



"A estimativa é de que um a cada seis homens pode desenvolver a doença, que é muito frequente porque não existem métodos preventivos. Sabe-se que a atividade física, o controle de peso e uma dieta pobre em carne vermelha e rica em vegetais diminui a chance de tumores em geral, mas não existe nada específico para prevenir esse tipo de câncer", informam os especialistas.

A mortalidade não é alta, destaca Carrera, desde que o tumor seja descoberto precocemente, "porque neste caso há tratamento antes de uma possível metástase”. Em Salvador, foram 244 mortes no ano passado por causa da doença. Já neste ano, de janeiro a agosto, 156 vítimas fatais.Um fator que afasta muitos pacientes dos consultórios é o preconceito com o exame de toque. Por isso, a importância de uma ação como essa da secretaria de saúde de Itapebi.



Ainda de acordo com os médicos urologistas, o câncer de próstata, embora tenha uma baixa mortalidade, pode deixar sequelas nos pacientes.

Informações ItapebiAcontece

Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.