quarta-feira, 6 de novembro de 2019

/ Por: REDAÇÃO
ITAPEBINOTICIAS.COM
ASCOM

A Prefeitura Municipal de Itapebi, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 29 e 30 de outubro de 2019, nas Escolas  Calundu e Dr. Antonio Carlos Magalhães, o 3° Encontro de Formação Continuada para professores da rede.  Foi realizado ainda no dia 31 de outubro de 2019, o 1° Encontro de Gestores das escolas que fazem parte do Projeto Balcão de Ideias Soluções Educativas. Esse 3° Encontro trouxe o tema “Experimentando Novos Caminhos”, e teve como proposta central a sistematização de práticas pedagógicas para serem implementadas pelos professores da rede. Durante o desenvolvimento das atividades do momento de formação, as (os) professores planejaram práticas pedagógicas, a partir do aprofundamento teórico em relação às dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, e discutiram os instrumentos que melhor se adequam aos contextos de aprendizagem de suas respectivas escolas e comunidade escolar. 


Os professores objetivam criar, com essas práticas, ambientes de ensino com potencialidades para garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, previstos nos marcos legais para desenvolver integralmente as  dimensões da formação humana: cognitiva, social, afetiva, física e cultural.  

Já o Encontro de Gestão, realizado no dia 31, teve como objetivo central oportunizar um momento de discussão entre os gestores e das escolas com a finalidade de elaborar um plano de ação dos Técnicos Pedagógicos da SEMEI, Gestores e Coordenadores de modo a apoiar a implementação das práticas elaboradas pelos professores. 

O projeto Balcão de Ideias e Soluções educativas é uma parceria entre o Instituto Neo-energia, o CIEDS - Centro de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável e a SEMEI.

O objetivo do projeto é promover, junto com os professores, a criação, a sistematização e a disseminação de práticas pedagógicas autorais dos educadores que trabalhem as dez competências da BNCC. Todo esse repertório pedagógico desenvolvido no âmbito do Projeto terá como culminância  a realização, em março de 2020 de um Seminário Regional de Educação com outros municípios da Bahia que também estabeleceram parceria com o projeto: Itaparica e São Francisco do Conde. As práticas criadas serão disponibilizadas em uma plataforma virtual, cujo lançamento também está previsto para Março de 2020, e poderá ser acessada por educadores de todo o país. 

A SEMEI agradece a presença e a disponibilidade dos professores e gestores, coordenadores, atendentes  de  classe em participar dos Encontros formativos que fazem parte de uma das ações da política de formação continuada do Município de Itapebi.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.