Vídeo gravado no município de Olhos D'água em Minas Gerais deixa Itapebienses preocupados com possível enchente do Rio Jequitinhonha.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

/ Por: REDAÇÃO
www.itapebinoticias.com  / whatsapp (73) 9 8851 8399

Imagens Reprodução ItapebiAcontece


Internautas na cidade de Olhos D’agua em Minas Gerais que estavam em cima de uma ponte sobre o Rio Jequitinhonha gravaram o momento em que as águas começaram a subir e aproxima-se do tabuleiro da ponte numa rodovia do município.O vídeo começou a circular na Internet e chegou até os telefones celulares de Itapebi no extremo Sul Baiano em que a parte baixa da cidade é banhada pelo Rio Jequitinhonha.
Cidade de Itapebi ( Parte Baixa) "Beira Rio"
Após muitos telefonemas ao Portal ItapebiAcontece feita de pessoas que moram ou tem fazendas as margens do Rio Jequitinhonha recebidos pelo o editor do site, Arnaldo Alves, fez contato com  a cidade de Olhos d’agua estado de Minas Gerais, onde fora gravado o vídeo e obteve junto a prefeitura do município informações direto com o chefe de Gabinete, o senhor  Álvaro Antônio Nunes, informações e outros vídeos que realmente teriam sido gravados por populares de lá mesmo. Indagado sobre detalhes de quanto o Rio Jequitinhonha havia subido na região, a fonte confirmou que a altura da ponte seria somente 4 metros.
Ponte Rio Jequitinhonha leito normal - Alt. 4 metros
Diante da Informação o ItapebiAcontece tranquiliza a população ribeirinha da região de Itapebi e Belmonte, devido o local onde foi gravados os vídeos fica (222,9 km) via BR-451 e BR-367, acima da Usina Hidrelétrica no município de Grão Mongol no estado de Minas Gerais local onde tem a Hidrelétrica Irapé que tem potência instalada de 399MW, possui a barragem mais alta do Brasil e a segunda maior da América Latina, com 208 metros. 
 Esta hidrelétrica fica a uma distância de aproximadamente 400 KM acima da hidrelétrica de Itapebi.
Após os contatos e informações na origem do vídeo a reportagem do ItapebiAcontece através de seu Editor Arnaldo Alves , também contatou por telefone com  o Senhor André Guimarães, gestor da Hidrelétrica Itapebi Geração de Energia, empresa do Grupo Neoenergia onde detém 100% de participação, e que é responsável pela operação da Usina Hidrelétrica (UHE) de Itapebi, localizada no rio Jequitinhonha, divisa dos estados da Bahia e de Minas Gerais, quando foi informado que toda a operação estava sendo monitorado e que tudo estava na normalidade e, que caso houvesse possibilidade de aumento na vasão todos seriam avisados através de torpedos e pela própria imprensa através de nota.
O ItapebiAcontece também obteve informações que a hidrelétrica de Irapé não estava com a capacidade total devido haver enfrentado período de seca na região das cabeceiras do Rio Jequitinhonha.
O Jequitinhonha é um rio federal que percorre uma extensão de 1.082 km, da nascente no Pico do Itambé (Serro), na Serra do Espinhaço, nos arredores da localidade de Capivari, sopé do Morro Redondo, tendo Itapebi sua penúltima cidade antes do Oceano Atlântico, onde deságua em Belmonte, no estado da Bahia.
Fotos do Rio Jequitinhonha na Ponte onde fora gravado Vídeo
Cidade de Itapebi ( Parte Baixa) "Beira Rio"
Ponte Rio Jequitinhonha leito normal - Alt. 4 metros
Esta hidrelétrica fica a uma distância de aproximadamente 400 KM acima da hidrelétrica de Itapebi.
Lago  da Hidrelétrica Itapebi
Hidrelétrica Itapebi
Barragem de Irapé

ItapebinoticiasArnaldo Alves / ItapebiAcontece

Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.