Campanha de vacinação antirrábica cães e gatos em itapebi começou na zona rural

sexta-feira, 20 de julho de 2018

/ Por: REDAÇÃO

Por: Ascom da secretaria de saúde de itapebi
Campanha de Vacinação Animal 2018 foi iniciada nesta quinta-feira (19) na zona rural de Itapebi. Promovida em parceria com o Ministério da Saúde, a imunização antirrábica para cães e gatos é gratuita.
 
A vigilância sanitária (VS), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta que os animais a partir de três meses e fêmeas paridas há mais de 15 dias devem ser imunizados. 
A meta é vacinar cerca de 1700 animais (zonas urbana e rural).

A campanha será dividia em etapas, zona rural  teve início dia 19 e 20 de julho, quinta e sexta-feira. Já no dia 23 de julho ação será no povoado de ventania e o dia de mobilização na sede do município de Itapebi será no dia 28 de julho.

Nesta data os vacinadores estarão espalhados em 4 pontos de vacinação: Ponto 1- Praça Fênix, Ponto 2- Praça do Taxista, Ponto 3- Praça da vitória, Ponto 4 na cidade histórica “Cidade baixa”, (manhã em frente à Praça Esdro Souza e a tarde em frente ao posto de saúde Joathan Ribeiro), objetivo é alcançar todas as regiões do município.

 A vigilância epidemiológica recomenda que, na hora da vacinação, os cães estejam com coleira, guia e o cartão de vacina. Os gatos devem estar em caixas apropriadas. Os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%.
É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos sãos os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Quem for mordido por um animal contaminado, deve levar o local machucado com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Mais
© Imprensa
Itapebi Noticias Todos os direitos reservados.